Normalmente quando buscamos a psicoterapia, enfrentamos sofrimento ou lidamos com algo que nos incomoda. O autoconhecimento já está relacionado a essa busca desde o início. Diante disso o nosso objetivo é conseguir ter mais satisfação na vida e conseguir desenvolver maneiras mais assertivas no enfrentamento de nossos problemas. Contudo, muitas vezes não nos damos conta é que, na psicoterapia, adquirimos também o autoconhecimento.
Mas afinal, o que seria este tal Autoconhecimento?
Poderíamos defini-lo como uma vontade de compreender melhor o que se passa em nosso mundo interior.
Existem coisas que acontecem em seu mundo interno que afetam profundamente suas decisões e o seu comportamento no mundo externo, impactando de forma substancial a qualidade da sua vida e a das pessoas com as quais você convive.
Escolher por esse caminho é entender que você passará por ele sozinho. Mas o processo carrega em si próprio uma oportunidade de reflexão profunda e transformadora. Que lhe trará benefícios que não estavam ao seu alcance.
Autoconhecimento é descrever situações que influenciem positivamente ou negativamente nas nossas atitudes e nas nossas relações pessoais e profissionais. Assim, equipados com as ferramentas corretas podemos nos preparar melhorar para o futuro, uma vez que, estaremos mais confiantes e fortalecidos.
Na psicoterapia você contará com a parceria de um profissional dedicado ao seu processo. Propiciando, de maneira hábil, momentos de maior reflexão e entendimento.
Será que você se conhece tão bem quanto pensa?